Quinta 23 Nov 2017
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • default style
  • blue style
  • green style
  • red style
  • orange style
Imprimir

Tecnologia HD-TVI X HD-CVI

Escrito por Dominio Tecnologia. Posted in Artigos

CFTV HD – A Guerra pelo Domínio do CFTV Analógico de Alta Definição

HD-TVI versus HD-CVI versus AHD.

Certamente todos profissionais que, de alguma maneira, se relacionam com o mercado de CFTV cruzaram inúmeras vezes com as chamadas de marketing, ofertas, ou especificações técnicas de alguma dessas tecnologias.

Algum tempo atrás era muito comum ouvir o comentário de que a era do CFTV analógico estava chegando ao fim e que o futuro das câmeras de segurança estaria reservado exclusivamente à tecnologia digital, em especial para as câmeras IP.

Pouco tempo atrás muito dos países desenvolvidos, com economias poderosas, viram as vendas das câmeras IP superarem as câmeras analógicas de resolução D1 ou SD, que geralmente não passavam das 600 linhas , enquanto as primeiras já chegavam a 700 ou mais de 1.000 linhas de resolução.

Mas a maior resolução das câmeras IP vinha acompanhada de um preço mais alto, e exigia uma infraestrutura de rede, a qual pede cabeamento mais sofisticado e acessório específicos, bem como mão de obra mais especializada.

Países com economia forte, estrutura enxuta de preços e abundância de profissionais qualificados não tiveram dificuldades
para pagar mais pelas câmeras digitais IP de maior resolução. Porém os países mais pobres, em desenvolvimento, como o Brasil, não conseguiram absorver massivamente as câmeras IP e continuaram a utilizar, em grande volume, as câmeras analógicas SD/D1, apesar da resolução mais baixa.

A situação acima chamou a atenção de empresas asiáticas, em especial as Chinesas Techpoint e Dahua, assim como a Coreana Nextchip, que decidiram empreender no desenvolvimento de câmeras analógicas de alta definição (HD), com pelo menos 720 linhas de resolução.

As empresas acima visavam atacar massivamente os mercados emergentes com produtos de boa qualidade e ótima relação custo benefício.  Assim a Dahua desenvolveu a tecnologia HD-CVI (High Definition Composite Video Interface), a Techpoint criou a tecnologia HD-TVI (High Definition Transport Video Interface) e a Nextchip aperfeiçoou a tecnologia 960H e criou a tecnologia AHD (Analogic High Definition).

No entanto estas empresas encontraram dificuldades como o fato de ainda não terem um nome mundialmente reconhecido como Axys, Bosh, Panasonic ou Sony, entre outras, além de faltar às mesmas um fôlego financeiro que permitisse grandes volumes de venda, que exigiriam fortes investidas comerciais em diversos países.

A solução para a dificuldade acima veio com o licenciamento da tecnologia para outras empresas e/ou aportes vultosos de capital. Desta forma a Techpoint licenciou sua tecnologia, de forma preferencial, para a Hikvision, a Nextchip licenciou inúmeras empresas mundo afora, sendo uma das mais recentes a Samsung Techwin (agora Hanwha Techwin no mercado Coreano).

Inicialmente concorrentes e quase “inimigas” as Chinesas Dahua e Hikvision/Techpoint chegaram a duelar na justiça por supostas violações de direitos de patentes, especialmente em relação às tecnologias HD-CVI e HD-TVI. Mas agora arrefeceram os ânimos belicosos, costurando um acordo para que juntas ganhem, no mercado internacional, ainda mais espaço para a indústria Chinesa. Uma indicação dessa atitude é a declaração da própria Dahua informando lançar DVR´s que aceitam tanto a tecnologia CVI quanto TVI, pondo assim, aparentemente, uma pedra sobre a disputa.

Nos países mais desenvolvidos, como os estados Unidos, a chegada da tecnologia analógica de alta definição ainda não teve uma penetração significativa, especialmente pela impressão negativa causada pelos milhões de spans disparados, fazendo alusão ao baixo preço destas câmeras. Por outro lado o bom custo benefício das novas câmeras analógicas HD, juntamente com a entrada de novas empresas nestes mercados, geralmente subsidiárias das gigantes Chinesas do setor de CFTV, tende a provocar mudanças de rumo a médio prazo.

Abaixo segue um resumo das principais características e diferenciais destas tecnologias:

Característica

HD-TVI

HD-CVI

AHD

IP – Comparativo

Tecnologia

Analógica

Analógica

Analógica

Digital

Distância Max. Coax./RG59 (Aproximada)

500 m

500 m (720p)

400m  (1080p)

500 m

----------

Distância Max.  UTP/Cat.5-e (Aproximada)

200 m

200 m

150 m

100 m

Resolução HD

1024x720p

Sim

Sim

Sim

Sim

Resolução Full HD 1920x1080p

Sim

Sim

Sim

Sim

Delay/Imagem

Não

Não

Não

Sim

Principal Fornecedor Internacional

Hikvision

Dahua

Pulverizado

Pulverizado

Novos lançamentos como HD-TVI Turbo HD 3.0 com 5 Megapixels de resolução e outros devem por ainda mais lenha nesse mercado. Techpoint, Dahua e Nextchip seguem firmes, fortes e capitalizados para trazer novos produtos, dentro de suas respectivas tecnologias. A pergunta que fica é; qual dessas três tecnologias analógicas irá prevalecer no futuro? É difícil fazer hoje uma previsão, mas o que vemos é uma tendência dos DVR´s em aceitar três ou pelo menos duas destas tecnologias. Hikvision e Dahua tendem a se comportar como concorrentes diplomáticos, para alavancar a venda das câmeras analógicas HD originárias da China.

Nos países mais desenvolvidos, no curto e médio prazo, as câmeras analógicas HD passarão a fazer, cada vez mais, frente às câmeras IP, forçando o preço destas últimas para baixo. No mercado de Ultra Alta Definição (UHD), com 4k ou mais, as câmeras IP ainda seguem absolutas.

Matéria de autoria do Engº Edson Menezes. Publicada no Jornal da Segurança

Dominio Tecnologia Treinamentos Profissionais
Av. Pedro Severino, 50
2º andar - São Paulo - SP
Ao lado do Metrô Conceição
E-mail: secretaria@dominiotecnologia.com.br.

(11) 5594-8555 - 2615-8555
OI (11) 96104-8366
TIM (11) 98694-2704
VIVO (11) 99510-6079
CLARO (11) 99446-7196