Quinta 23 Nov 2017
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VoIP: CHAVE PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS E OTIMIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES

Escrito por Dominio Tecnologia. Posted in Artigos

VoIP: UMA CHAVE PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS E OTIMIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES

No cenário atual todas as empresas precisam realizar suas operações diárias gastando menos, mas isso não necessariamente implicará em diminuir o ritmo dessas ações, pelo contrário, em muitos casos é possível aumentar o ritmo das operações, mantendo ou mesmo reduzindo os custos anteriores. Um bom exemplo são as atividades que envolvem as ligações telefônicas, que podem se beneficiar fortemente das tecnologias disponíveis atualmente.

 As tecnologias de telecomunicações utilizadas hoje possuem recursos automáticos que, se utilizados corretamente, trazem uma significativa redução nos gastos fixos, ao mesmo tempo em que otimizam as operações, tornando as comunicações internas e externas muito mais ágeis e eficazes.

A chave da solução baseia-se em um PABX VoiP (Voz sobre IP) onde um dos destaques é o sistema Asterix que utiliza protocolos abertos (gratuitos) como o SIP, MGCP e IAX. Os recursos oferecidos são inúmeros, passando pela gravação das ligações, uso de URA (Unidade de Resposta Audível) para atendimento e/ou ligações automáticas, módulos para análise inteligente e direcionamento do número chamador, mobilidade de ramal incluindo smartphone, ligações gratuitas entre dispositivos conectados pela internet e outras tantas possibilidades.

Além do PABX VoIP, que pode rodar em um servidor ou estar embarcado em um hardware específico, o sistema utiliza-se de telefones VoIP conectados à rede e acessórios como os gateways que permitem integrar linhas analógicas, interfones prediais, PABX convencional, aparelhos comuns de telefone e troncos digitais E1, em um único sistema integrado de telefonia.

Mas falar com alguém sobre VoIP por vezes desanima essa pessoa pois a mesma pode ter vivido no passado uma experiência negativa com essa tecnologia. Eu mesmo quando comecei a utilizar VoIP, a mais de dez anos atrás, me decepcionei na época com os resultados e voltei para os sistemas convencionais de telefonia. Mas os tempos são outros e o VoIP também, esta tecnologia evoluiu muito e não cresceu sozinha, foi acompanhada pelo desenvolvimento da infraestrutura de redes e, especialmente, da internet, oferecendo agora meios de comunicação muito mais rápidos, inteligentes e robustos.

A figura 1 mostra um sistema VoIP integrado com os equipamentos citados no parágrafo anterior. Como o sistema pode ser acessado externamente pela internet é fundamental haver um cuidado especial com a segurança dos acessos, para evitar que invasores utilizem as linhas telefônicas e tragam prejuízos. A proteção pode ser feita utilizando adequadamente recursos como firewall, VPN e VLANs, além de softwares para a análise do comportamento da rede.

Se você, na empresa, se identificar e desejar trabalhar em um ou mais dos cenários abaixo certamente é um grande candidato a obter ganhos significativos de produtividade, com forte redução de custos.

Cenário 1 – Todas as ligações originadas pela sua empresa deveriam ser automaticamente analisadas para serem efetuadas somente pelo canal de saída com o menor custo, não importando se estas serão locais, interurbanas, internacionais, ou ainda se serão destinadas para números fixos ou móveis. Desta forma uma ligação destinada a uma determinada operadora somente será realizada por um número desta mesma operadora.

Solução: Sistema de telefonia baseado em PABX VoIP, com interfaces (gateways) para linhas fixas analógicas, troncos digitais E1, gateways GSM (chipeiras para celular de todas as operadoras) e consulta a tabela atualizada de portabilidade.

Cenário 2 – O negócio de sua empresa é monitoramento de alarmes e é necessário avisar o cliente sobre a ocorrência, ou não, de todas as operações de arme ou desarme. Em vez de ocupar o tempo de trabalho de um atendente, o próprio PABX liga automaticamente para este cliente e, ao ser atendido, dispara uma mensagem gravada e personalizada.

Solução: Sistema VoIP, equipado com unidade de resposta audível (URA), integrado ao software de monitoramento de alarmes.

Cenário 3 – Sua empresa possui muitas filiais cujas contas telefônicas individuais têm valores relativamente baixos, não permitindo negociação de redução de tarifa com as operadoras.

Para resolver à questão todas as ligações deveriam sair apenas pela matriz, não importando a sua origem e destino, isso aumentaria o poder de barganha da sua empresa junto às operadoras de telefonia.

Solução: Nas filiais a substituição das linhas fixas e PABX convencionais por telefones IP. Concentração de todas as linhas, analógicas ou digitais, na matriz, atendidas por central PABX VoIP e gateways para todas as linhas.

Cenário 4 – Alguém liga para sua empresa, neste momento o ideal seria identificar, automaticamente, se a chamada é de um cliente conhecido, ou um contato novo, ou ainda um possível devedor e, automaticamente, direcionar cada chamada para um ramal específico.

Solução: PABX VoIP com módulo de integração ao banco de dados de clientes da empresa.

Cenário 5 – Um cliente liga para sua empresa procurando por determinado funcionário, mas o ramal dele não atende pois este se encontra, no momento, fora da empresa, em uma filial ou ainda em trânsito. Seria perfeito se o PABX transferisse, automaticamente, a chamada para o ramal da filial ou mesmo para o telefone móvel do funcionário.

Solução: PABX VoIP na matriz, telefones IP nas filiais, smartphones de trabalho para os funcionários, com APP de softphone instalado e conectado ao PABX VoIP da matriz.

Todos os recursos acima, além de outros não citados, podem ser obtidos hoje com sistemas inteligentes de telefonia, baseados na tecnologia VoIP.

Usar VoIP hoje é compensador e o investimento pode se pagar em alguns meses, mas para usufruir dos benefícios citados é fundamental ter o apoio de uma empresa especializada nestas tecnologias, pois a gama de equipamentos, software, configurações e parametrizações são muito grandes, exigindo profissionais experientes que, além de dominar o tema, também estão capacitados para entender o seu negócio, analisar seus custos de comunicações e oferecer entre as muitas opções disponíveis aquelas que permitirão chegar ao melhor custo-benefício.

Artigo publicado no Jornal da Segurança, edição nº254

Figura 1.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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